quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Animações superam live actions na preferência do público


Apesar de uns anos pra cá os canais de TV por assinatura em todo mundo apostarem massivamente na produção de séries em live action, algo já feito a anos de por canais como Nickelodeon e Disney Channel, isso não quer dizer que o público, ou seja, as crianças sejam fanáticas por esse tipo de conteúdo.
Mesmo que a audiência seja satisfatória, a série seja um grande um sucesso e seus atores fiquem populares no mundo todo, as crianças dão preferência as animações. Um estudo realizado pela empresa Médiamétrie/Eurodata TV Worldwide, constatou que o tempo diante da TV de crianças residentes da Alemanha, Itália e Espanha aumentou nove minutos em apenas quatro anos. Em 2008 era de 2h09 diárias e no ano passado foi para 2h18.
Nos Estados Unidos o número de horas é um pouco maior: 3h39 diante da TV, possivelmente graças ao farto número de canais e opções disponíveis. Os programas mais assistidos durante esse período de horas pelas crianças são os desenhos animados. A pesquisa foi feita em 13 países e o resultado revelou que 64% do conteúdo visto é de animação, 23% live action, 9% de entretenimento e 4% de conteúdo factual.
Michael Carrington, vice-presidente sênior e chief content officer para Europa, Oriente Médio e África da Turner Broadcasting Systems (Cartoon Network) , afirma que a comédia é um dos gêneros mais apreciados pelas crianças. Para ele, a fórmula animação e live action é um grande sucesso. Algo que já pode ser observado em algumas filiais do CN pelo mundo, inclusive na matriz americana que vem investindo nessa combinação.
Ainda segundo a pesquisa, as crianças não se limitam apenas a assistir o que é produzido especialmente para elas, e procuram outros tipos de programas como os de variedades, musicais e de esporte. Filmes animados disparam na preferência, mas grandes franquias também são bem aceitas como é o caso de Piratas do Caribe. Em relação a séries maduras, como House e Grey’s Anatomy, também despertam interesse.
No Reino Unido, a Nickelodeon revelou através de uma pesquisa qualitativa que houve uma grande mudança no conceito audiência. Crianças estão assistindo a programas cujo publico alvo são os adultos.
Mesmo que os resultados não sejam tão surpreendentes, ainda assim os canais de TV seguem apostando nos live actions, motivo frequente de queixa dos telespectadores, pois uma parte não aceita esse tipo de produção e outra consome, o que dá ainda mais incentivo para a produção de novos programas do gênero. Mas existe espaço para ambos e as animações ainda continuam sendo a preferência de boa parte do público.

Fonte: ANMTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário